Planos de Academia – Cobrança Recorrente

Browse By

Um dos maiores problemas enfrentados pelas academias é cobrar recorrentemente de seus alunos. Em outras palavras é o ponto mais difícil para se administrar. Quem nunca teve que deixar cheques pré-datados ao fazer uma inscrição / matrícula numa academia?  Essa é ainda a realidade da maioria das academias,  já que a maioria delas ainda sofre com os pagamentos e conciliação. Vamos dividir esse texto com 2 pontos de vista diferentes: o da Academia e do Aluno. E vamos apontar o porquê os planos de academia devem ser migrados para cobranças recorrentes ou pagamento recorrente.

ACADEMIAS

As academias são pressionadas por criar mecanismos para manter os alunos por mais tempo possível, já que o índice de desistência é alto. O turn over das academias é sistematicamente um problema antigo. Nem todos alunos mantêm seus planos até o final do acordo. E a academia para combater esse sistema complicado tenta segurar os alunos / clientes com cheques, dando assim uma obrigatoriedade de recorrência de faturamento. E cria-se um novo problema, o que fazer com esses cheques. E algumas perguntas que parecem comuns viram um grande desafio para os donos de academia:

Onde guardar esses cheques? No banco, num cofre?

E a conciliação? Devo custodear no banco? Qual tarifa pagarei?

E o gerenciamento desses recebimentos?

E se o cliente sustar os cheques?

Só quem esteve a frente de um depto financeiro de uma academia para saber que isso é um dos principais problemas. Algumas delas mal consegue trabalhar com cadastros de alunos. Mas a Academia não pode parar de faturar. Se o aluno vai ou não.  Outro problema está na renovação. Se a rotatividade é grande o índice de renovação cai drasticamente sobre alunos. Mas as academias têm fatores muito positivos que fazem desse mercado, um nicho promissor e consistente, um deles é a preocupação com bem estar, que está em alta. E deve crescer muito mais. E crescimento no número de alunos também pode virar um problema, já que vai aumentar também a necessidade de administração, conciliação e marketing.

Pagamento Recorrente Academia

Academias que não se reiventarem, vão ficar para trás.

ALUNO

Do lado do consumidor, quão chato é, ter que deixar 6 cheques pré-datados na academia. Aliás os cheques já estão deixando de fazer parte do dia a dia financeiro de muita gente. A dica de ouro: use um sistema para academias. Se o aluno pedir para cancelar – o contrato não vai permitir a devolução dos cheques, muitos interrompem o plano, e continuam pagando a academia sem usar. Caracterizando aí um serviço não prestado. Outros alunos simplesmente bloqueiam os cheques e inicia-se uma briga judicial em muitos casos, já que esse tipo de sustação vai permitir o protesto do cheque.

Em suma, existem diversos problemas que podem ser originados no problema de pagamento. Se o sistema é automatizado e inteligente, todos esses problemas podem ser eliminados. A cobrança recorrente em academias é altamente necessária. Não dá para exigir boa conciliação bancária de uma academia que tem 1000 alunos e precisa administrar cerca de 6000 cheques. Já que a média dos planos escolhidos é o semestral. 6 meses de cobrança se tornam então uma felicidade de faturamento, e uma tristeza na conciliação e administração. O trabalho humano é muito grande. E nesses casos que envolvem valores, o risco aumenta. E quando falamos em automatizar, não estamos sugerindo uma contratação de um software financeiro, e sim um sistema de assinaturas para academias. Que gerencie os alunos de forma eficaz, que cobre recorrentemente e que dê aos empresários total liberdade para gerenciar esses planos. Um sistema Saas – Software as a Service, ou software de gestão de academia.

Antecipe-se ao mercado: Não espere a Academia esvaziar

Antecipe-se ao mercado: Não espere a Academia esvaziar

Cobrar mensalmente, de uma forma programada e segura deve ser o principal objetivo das academias. Seja no Boleto ou no Cartão de crédito. A conciliação de 6000 cheques que pode demorar cerca de 3 dias inteiros de trabalho podem se transformar em 15 minutos, com um sistema inteligente de assinaturas recorrentes. Os donos de academias, e as grandes redes de academia, devem focar em como encantar o aluno, em como modernizar a academia com novos equipamentos, em como contratar melhores profissionais da saúde e do esporte para ministrar as aulas e trabalhar para melhor o próprio ambiente da academia.

O único problema que eles não podem ter é de pagamento. Pagamento Recorrente em Academias é o caminho mais rápido para uma gestão eficiente nos planos mensais, semestrais e anuais.

academia-cobranca-recorrente

Saiba mais sobre Pagamento Recorrente em Academias

Quer saber mais sobre Software para Gerenciar Planos de Academias ==> Clique aqui

Dicas de Como montar uma academia? Clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *